Avaliação gratuita TOGGLE MENU

Caso de sucesso

Até 3 atendimentos adicionais a clientes por dia, menos quilometragem e 3 horas menos de tempo de planejamento por dia

Fazemos uma economia anual de 15 a 18% de quilometragem e ainda economizamos tempo, fazendo rotas eficientes e relatoriando os atendimentos diretamente em campo.

Pieter Niemand
Diretor MIWA
Pieter Niemand

RMI/MIWA e o roteirizador portatour®

Sobre a RMI/MIWA

A MIWA é uma associação de oficinas mecânicas da África do Sul e a maior associação comercial, parte da Retail Motor Industry Organisation (RMI). A entidade intermedia oficinas independentes no mercado de peças de reposição e atua como representante de mais de 2.500 empresas.

A MIWA mantém seus associados a par das últimas inovações e desenvolvimentos no marcado de reparo e peças de reposição automotivas. A associação também garante que a manutenção dos veículos seja feita seguindo determinadas normas, para que tenham mais durabilidade, desempenho e garantam a segurança de todos nas ruas da África do Sul.

O modelo comercial da RMI e MIWA se baseia majoritariamente na contribuição societária. O vínculo dos associados atuais e a conquista de novos são, portanto, decisivos. A equipe de representantes externos desempenha um papel central na expansão da base de associados em prol do crescimento sólido e da sustentabilidade.

Por que optar pela roteirização dinâmica?

Antes do portatour ®, organizar a rotina de operações diárias era um enorme desafio para os representantes externos. A região de atendimento na África do Sul vai desde cidades com alta densidade populacional a zonas rurais. Isso significa muito tempo de deslocamento para atender a todos os clientes.

Manter uma boa visão geral da área em toda a sua extensão não era nada fácil. Criar roteiros eficientes consumia muito tempo e esforços na preparação da visita a cada cliente individual. Os representantes externos precisavam de três horas ou mais por semana para a roteirização manual. Apesar do planejamento trabalhoso, eles tinha que fazer rotas demasiado longas, passar boa parte do tempo ao volante e ainda assim não conseguiam atender todos os clientes no intervalo desejado. Estava mais do que na hora de digitalizar a roteirização

Nos reuníamos sempre às sextas para a roteirização manual da semana seguinte e tínhamos que decidir de uma vez que clientes visitar. Um planejamento organizado exige também relatórios de atendimento concluído para clientes selecionados e também a conferência detalhada de tudo.

Peter von Mosseveld, Representante da Associação - Região Leste

Implementação do portatour®: transição suave para a roteirização digital

Peter Niemand e sua equipe compararam várias soluções e o portatour ® foi a que apresentou a combinação perfeita de otimização de rotas e funcionalidades de CRM.

A transição do modelo papel e caneta para uma solução digital foi tranquila. Após apenas três reuniões, todos os dados foram carregados para o portatour® e a equipe de representantes externos estava treinada e pronta para começar.

Durante a primeira semana foram feitos os ajustes finos de configuração para que os representantes externos tivessem todas as informações relevantes sobre os associados na ponta dos dedos, disponíveis no portatour® direto no smartphone.

O portatour® é muito amigável no uso, acho que todo mundo consegue usar a ferramenta, mesmo se não for o mais sintonizado com tecnologias.

Madoda Sonwabo, Representante da Associação - Joanesburgo

A equipe de suporte do portatour® foi excelente na fase pré e pós-venda. Mesmo sendo uma ferramenta SaaS, foi possível adaptá-la para as nossas necessidades e tem funcionado perfeitamente.

Pieter Niemand, Diretor MIWA

A rotina de trabalho com o portatour®: boa visão geral, facilidade de planejamento

Hoje, os representantes externos não precisam mais sofrer com tabelas Excel. Eles podem ver suas rotas diretamente no smartphone, essa é uma solução muito mais prática e confiável. O portatour® foi um divisor de águas na nossa rotina de operações. Em vez de três horas perdidas, agora, é só apertar um botão para planejar a rota da semana seguinte. E o portatour® ainda leva em consideração os intervalos de atendimento individuais de cada cliente.

As horas perdidas buscando os últimos relatórios de atendimento também ficou para trás. Agora, o histórico completo de cada cliente está disponível direto no smartphone.

Agora, temos todas as informações disponíveis no smartphone, nada de ter que passar no escritório para planejar e imprimir o roteiro da semana. Assim, temos muito mais tempo para cuidar dos associados e ainda conquistar novos.

Brione Schoeman, Representante externo - Região Oeste

Uma boa preparação passa uma imagem de profissionalismo ao cliente, que se sente ouvido e apreciado e isso é importante. É através da confiança que se define um serviço como de alto nível. Os clientes devem poder ver as vantagens de ser um associado RMI. Com o portatour ®, podemos oferecer um serviço de excelência.

Pieter Niemand, Diretor MIWA

Benefícios: mais atendimentos, menos quilometragem e mais suporte para a equipe de campo

Além da enorme economia de tempo, o portatour ® tem impacto também na empresa como um todo. Os números falam por si só: em cada região, são feitas agora até 3 visitas adicionais por dia. Isso significa que os 6 representantes conseguem fazer em torno de 2.500 atendimentos a mais no ano.

O portatour® planeja rotas otimizadas para os clientes certos, ou seja, para todos que tem um atendimento a vencer, minimizando ainda o tempo de deslocamento. Ao ano, são cerca de 15% a 18% menos quilômetros rodados, o que tem um efeito positivo nos números. Assim, podemos propor uma economia de custos e proporcionar aos representantes externos mais clientes para atender por dia. A solução ainda garante que os intervalos de atendimento individuais dos clientes sejam respeitados, facilmente.

O portatour® planeja os clientes de maneira geograficamente otimizada. Assim, é possível fazer mais atendimentos, pois podemos contar com todas as rotas e dados detalhados. Não precisamos mais buscar no Google um endereço manualmente. Isso aliviou muito a carga da equipe de campo e economizou cerca de 15 minutos entre cada atendimento.

Prinola Govender, Representante da Associação - Região KZN

Um desafio adicional na África do Sul são os constantes apagões de energia. Antes do portatour®, os representantes externos com frequência tinha que interromper o trabalho e esperar até que o servidor na central voltasse ao ar para retomarem as atividades.

Com o portatour®, isso virou coisa do passado: eu tenho todas as informações essenciais na ponta dos dedos no smartphone. Isso é muito útil, pois podemos estar sempre online e a par da situação e apoiar todos os associados que buscam consultoria ou uma oficina.

Marcia Modiba, Representante da Associação - Região Norte

Mesmo nos tempos desafiadores, quando a pandemia de Covid 19 atingiu a todos, o portatour® foi decisivo para a MIWA. A pandemia teve um impacto enorme nas atividades comerciais da RMI.

Conseguimos nos ajustar extremamente bem aos desafios trazidos pela Covid 19. O portatour® foi nosso roteirizador e sistema CRM nos ajudando enormemente a continuar a prestar um serviço de qualidade aos associados. O portatour® tornou-se nosso assistente pessoal, 24 horas por dia online e apostos em todas as situações.

Pieter Niemand, Diretor MIWA