avaliação gratuita - - -

Caso de sucesso

A otimização de visitas a pontos de venda

Uma empresa dinâmica como a Samsung precisa de um roteirizador dinâmico! Com o portatour®, temos as frequências de visita sob controle.

Severin Bolliger
Analista de dados, marketing de sellout
Severin Bolliger

Samsung e o roteirazador portatour®

Sobre a Samsung

A Samsung Electronics é uma das maiores fabricantes de televisores e telefones móveis no mundo e emprega 286.000 pessoas.

Na Suíça, a Samsung Electronics trabalha em cooperação com os representantes externos da empresa X-Tool Services Schweiz AG para manter as suas relações comerciais com seus parceiros de varejo, treinar equipes de vendas, monitorar a concorrência e assegurar uma melhor apresentação dos produtos Samsung nos pontos de vendas (POS). A presença nos POS é essencial para que os consumidores conheçam os produtos antes de comprar.

Por que optar pela roteirização dinâmica?

Antes do portatour®, a equipe externa era sozinha responsável pelo planejamento de rotas de seu pool de parceiros comerciais. No entanto, a distribuição das visitas não correspondia aos objetivos estratégicos e era muitas vezes abaixo do ideal. Clientes de preferências pessoais eram visitados com maior frequência, enquanto outros ficavam de fora. O planejamento era implementado no Excel e alterações decorrentes de novos acontecimentos ou deslocamentos de última hora eram ajustados de maneira tediosamente manual. A geração de relatórios estava disponível mas não permitia o controle eficiente do trabalho.

Muito frequentemente operávamos às cegas e o planejamento e resultados ficavam abaixo do esperado.

Severin Bolliger, Analista de dados, marketing de sellout
Samsung Point of Sale

Sucesso: maior flexibilidade nas visitas a parceiros comerciais

Com o portatour®, a quilometragem dos roteiros é calculada otimizadamente, com base no intervalo de visitas necessário. Os representantes externos não precisam mais fazer o cansativo trabalho de planejamento manual no Excel.

A Samsung pode agora responder rápida e flexivelmente a mudanças na operacionalidade: se um novo parceiro precisa ser adicionado ou um produto especial precisa ser promovido, isso é imediatamente incorporado ao roteiro.

A quantidade de visitas mensal ou trimestral é informada como objetivo, processada e alcançada, graças à roteirização otimizada. Alertas de atrasos a uma visita são enviados de modo transparente, tanto para o representante de vendas como para o diretor. O modo operacional é aprimorado através deste sistema. Conseguimos visitar nossos parceiros comerciais muito mais regularmente do que antes.

Temos agora a dinâmica operacional da Samsung sob controle. O cenário comercial muda constantemente e o ciclo de vida útil dos nossos produtos é curto. Com o portatour® podemos incorporar nossas mais recentes estratégias e conhecimentos imediatamente e implementá-los na roteirização.

Os relatórios de atendimento disponibilizados pelo portatour® no smartphone permitem acompanhar a situação atual nos pontos de vendas diariamente. É possível ajustar os dados de entrada de acordo com as necessidades da Samsung. Os relatórios geram uma importante contribuição para o cálculo de participação dos representantes externos.

Samsung Point of Sale

Implementação do portatour®

A Samsung trabalha em cooperação com a empresa X-Tool Services (Schweiz) AG na organização da força de vendas. A empresa também foi responsável pela implementação do portatour®. Após um curto período de avaliação, a solução do portatour® foi prontamente assimilada por todos os representantes externos.

O que realmente nos agradou no portatour® foi o suporte rápido. Em pouco tempo, recebemos uma resposta útil para nosso problema.

A nova maneira de trabalhar trouxe alguns desafios iniciais para os representantes externos, mas com o uso diário do portatour®, isso foi superado rapidamente.

A interface de usuário intuitiva torna fácil o uso do portatour®. Agora temos a nossa frequência de visitas sob controle. Com certeza, recomendamos o portatour® como a ferramenta ideal para a roteirização.