Avaliação gratuita TOGGLE MENU
Logo

REMMERS e o roteirazador portatour®

Graças à roteirização automática, a empresa alcançou 2 visitas a mais or dia e 20% menos quilometragem

Caso de sucesso

Desempenho anual com o portatour®

400 Mais atendimentos
13.000 Menos quilometragem
20% Menos gastos com combustível
Norbert Neundorf

A integração na rotina operacional transcorreu tranquilamente. O portatour® tornou-se a ferramenta de apoio ao próprio funcionamento da organização.

Norbert Neundorf, Gerente de Vendas - Vernizes e tintas para madeira

A gestão está definitivamente convencida com a facilidade de uso combinada ao aumento da eficiência para a equipe de representantes externos.

Bernd Eilers, Gerente de Projeto CRM
Bernd Eilers

Sobre a Remmers

O Grupo Remmers foi fundado em 1949 por Bernhard Remmers e continua a ser até hoje uma empresa de administração familiar. A Remmers é especialista na fabricação de produtos químicos para a construção civil, tintas e vernizes para madeira, bem como vernizes industriais. A empresa tem um efetivo de cerca de 1600 profissionais altamente qualificados.

A equipe de atendimento externo da Remmers atua no front, lidando diretamente com os clientes e cuidando do relacionamento de negócios pessoalmente. Essa interação pessoal estreita é também o cerne da relação comercial, fazendo com que a equipe tenha um papel importantíssimo na empresa. O próprio Bernhard Remmers sempre esteve ciente desse fator: se a equipe de representantes externos vai bem, nós vamos bem.

Por que optar pela roteirização dinâmica?

Para garantir a manutenção desse contato de proximidade com os clientes, era preciso um planejamento de roteirização estruturado e com pontos de contato periódicos. Pois em grandes áreas de atendimento é fácil perder rapidamente de vista um ou outro cliente. Já em 2013, portatour® foi implementado na Remmers em pequena escala. Na sequência da implementação do SAP C4C como novo sistema CRM em 2016/2017, viu-se a necessidade de se optar por um roteirizador que pudesse se integrar ao C4C, para uma solução total. Assim, o projeto inicial do portatour® foi encerrado.

O novo roteirizador não era, no entanto, uma solução com funcionalidades abrangentes, como o atendimento externo possibilitado pelo portatour®. Por isso, tomou-se a decisão de trabalhar em cooperação para reintroduzir o portatour®.

Essa decisão foi amplamente apoiada pelos colegas representantes externos, especialmente aqueles que estavam satisfeitos de ter trabalhado com o portatour®.

Norbert Neundorf, Gerente de Vendas - Vernizes e tintas para madeira

Reimplementação do portatour®

Assim, no início de 2020 foi iniciada a implementação da transferência de dados automática entre portatour® e o SAP C4C via API, uma tarefa que reuniu o pessoal da Remmers e do portatour® com a ajuda de um prestador de serviços externo. Tão logo a parte técnica foi solucionada, a operação iniciou com um pequeno grupo de amostra. Após a fase de adaptação ao longo das primeiras semanas, a equipe de representantes externos já operava produtivamente com o portatour® na estrada.

Na sequência da implementação, fizemos um tour de duas semanas por toda a Alemanha e realizamos workshops de introdução ao uso em diversas regiões de operação para treinamento de pessoal. Todos os colegas foram devidamente preparados para o uso correto das novas ferramentas.

Bernd Eilers, Gerente de Projeto CRM

A rotina de atendimento externo com o portatour®

Para os representantes externos, a rotina de trabalho se tornou mais leve com o portatour®. Ao toque de um botão, passou a ser possível receber sugestões de rotas para várias semanas. Esse roteiro considera os compromissos já firmados com clientes e preenche os horários vazios restantes com sugestões de atendimento a clientes convenientes geograficamente e os quais estão no período de intervalo adequado para um novo atendimento. O portatour® tornou-se uma peça fundamental de apoio, até mesmo para os colegas que normalmente não são grandes adeptos de novas tecnologias e da digitalização.

O ceticismo inicial com relação à qualidade das sugestões de atendimento feitos por inteligência oficial também foi rapidamente vencido: o portatour® ajuda a atender alguns requisitos e a alcançar uma economia de tempo de administração e quilometragem, organizando o planejamento da rotina diária da melhor maneira possível, levando em consideração até a situação do trânsito atual.

Bernd Eilers, Gerente de Projeto CRM

A documentação de relatórios de atendimento também ficou mais fácil com o portatour®. Imediatamente após a visita, vários usuários dão entrada diretamente no smartphone, assim podem livrar a cabeça tão logo o atendimento é concluído.

Especialmente quando se trata de requisitos, atender a critérios específicos para visitar os clientes fica muito mais fácil com o portatour®. Com apenas alguns cliques, é possível planejar grupos de clientes desejados para as próximas semanas.

Nesse meio tempo, a maior parte da equipe de representantes externos opera com o portatour® e o sentimento é: "o portatour® é um sistema estruturado e fácil de usar. Com o portatour® podemos trabalhar bem."

Caso de sucesso

Para toda a equipe de representantes externos, com o portatour® houve uma média de dois atendimentos a mais por dia, já que tanto o tempo quanto o trabalho pós-visita com relatórios de atendimento ao fim do dia foi eliminado. No total, isso acarretou na liberação de cerca de meio expediente que pode ser agora utilizado para atender clientes.

O fator mais importante é a economia de tempo, algo que não se pode ter de volta nem comprar a mais.

Norbert Neundorf, Gerente de Vendas - Vernizes e tintas para madeira

Outro grande potencial de economia está na quilometragem rodada.

Com o portatour®, me desloco anualmente cerca de 20% menos e posso reduzir minha quilometragem de 63 mil para 50 mil quilômetros. Ao mesmo tempo, tenho um maior volume de negócios ao visitar os clientes certos.

Norbert Neundorf, Gerente de Vendas - Vernizes e tintas para madeira

Com o portatour®, a Remmers alcança uma economia de 20% nos gastos com combustível, cerca de uma visita à oficina mecânica por carro ao ano, além de um jogo de pneus ao longo do período de leasing de um carro de cerca de 3 a 4 anos.

Chega de desperdiçar tempo, aumente sua taxa de sucesso nas vendas.

*Versão integral. Não é necessário cartão de crédito. Encerramento automático.