Visite mais clientes com a ajuda de um roteirizador automático – caia na estrada!

No serviço externo há várias possibilidades para se adquirir mais clientes e gerar maior volume de negócios. Um aspecto importante é ter uma boa roteirização: que clientes devem ser visitados, em quais dias, e em qual sequência? Muitos representantes comerciais e representantes externos se deslocam “caoticamente” de acordo com a demanda de clientes individuais ou planejam o dia, semana e mês de maneira manual, trabalhosa para calcular a rota. Isso significa esforço e perda de tempo e dificuldades para cumprir toda a agenda. Frequentemente, resulta em muitos quilômetros dirigidos desnecessariamente. Mas já existe um software avançado para a roteirização do serviço de campo que automatiza todo o processo. Através do computador, você pode calcular as rotas rapidamente e com os melhores resultados. No artigo a seguir, descubra a roteirização automática e caia na estrada.

Ponto de partida: os endereços a serem visitados

Como base para a roteirização são usados os endereços dos clientes que devem ser visitados, assim como é feito no processo manual. Para a roteirização automática, é preciso ter os endereços em um arquivo de texto ou Excel. Elabore os dados do cliente em um arquivo para verificar a sua integridade:

  • Todos os clientes estão corretamente disponibilizados ou falta alguns?
  • Você localizou cartões de visita obsoletos, por exemplo, que você não visita mais?
  • Há dados duplicados, por exemplo, endereço de faturamento x endereço de entrega do cliente?
  • Todos os campos de informação do cliente estão contidos, por exemplo, pessoa de contato, número de telefone ou horário de funcionamento?
  • Você inseriu um sistema de classificação de clientes (por exemplo A, B, C) a partir do qual você determina a frequência de visitação, por exemplo, clientes A, semanalmente; clientes B, mensalmente; clientes C, anualmente. Apenas em casos raros aconselhamos visitar todos os clientes no mesmo intervalo.
  • Os dados indicam eventualmente quando os clientes foram visitados pela última vez?

Importação, mapa e visão geral

O próximo passo é importar o arquivo com os dados de clientes para o software de roteirização. Durante o processo de importação, os endereços dos clientes são automaticamente localizados no mapa (tecnicamente falando, “geocodificados”). Como resultado, você obtém uma visão geral de todos os seus clientes em um mapa.

exibir clientes no mapa

Repare se há clientes “fora da curva”, por exemplo, um cliente que está muito longe da sua área principal de operação. Vale realmente a pena todo o tempo de deslocamento para atendê-lo? Independente do escopo de funcionalidades do software, você pode utilizar a ação de “geomarketing” para visualizar informações adicionais, por exemplo, volume de negócios dos clientes, como visto aqui no mapa do portatour®:

Volume de negócios indicado por cores no mapa

Chega de planejamento de rota manual, automatize o processo

Chegamos ao ponto decisivo: antigamente, era preciso decidir manualmente que clientes visitar em um dia. Espera-se que isso seja feito de acordo com a prioridade do cliente (que cliente é importante visitar? Que cliente não é visitado faz tempo?) e que os clientes próximos estejam na mesma rota para o dia. Não é nada fácil dar conta disso tudo, de cabeça. Um roteirizador moderno faz essa tarefa e calcular a rota para você: basta informar os clientes, com que frequência precisam ser visitados (frequência de atendimento ou intervalo de atendimento) e o software seleciona automaticamente que clientes devem ser idealmente visitados naquele dia. O software identifica os clientes automaticamente pelo nível de proximidade e gera uma rota de atendimento eficiente e ideal em termos de quilometragem.

roteirizador-portator-rota

E nesse quesito que se consegue separar o joio do trigo em matéria de programas de otimização de rotas. Enquanto a maioria das soluções disponíveis de roteirização no mercado conseguem no máximo uma sequência correta de 8 a 25 clientes selecionados para um único dia, a geração automática de um roteiro para toda a semana ou ainda mais só é possível com um roteirizador de primeira linha.

O portatour® se afirma como um roteirizador líder de mercado, pois ao clique de um botão é possível obter uma rota otimizada para vários dias ou semanas, levando sempre em consideração vários fatores, como horário de atendimento dos clientes ou compromissos fixos inseridos no calendário. Isso tudo torna a roteirização uma tarefa fácil. Dica: inscreva-se agora mesmo para fazer uma avaliação durante 30 dias!

E agora?

Após fazer a transição da roteirização manual para a automática, são inúmeras as potencialidades que se abrem para uso. Assine o nosso blog e se mantenha a par das novidades.