Um cliente – vários representantes: o portatour® ajuda na coordenação.

Especialmente de usuários da indústria farmacêutica, recebemos cada vez mais o pedido de que um cliente seja visitado regularmente por dois ou até três representantes. No entanto, é importante evitar que esses representantes “se encontrem durante uma visita” ao mesmo cliente – isto é, idealmente, apenas um funcionário deve visitar um cliente a cada semana. No entanto, isso requer esforço de coordenação.

Com a atualização implementada hoje, o portatour®fornece suporte a isso. Para cada cliente, é possível incluir uma “restrição de agendamento” baseada em semanas de calendário. Para inseri-la, clique no ícone do lápis em Parâmetros de Roteirização na página de detalhes do cliente.

restrição de-agendamento-PT

Por exemplo, se um clientedeve ser regularmente visitado por dois colegas, o primeiro representante seleciona a restrição de agendamento “Apenas em semanas pares” e o segundo “Apenas em semanas ímpares“. Isso garantirá que o roteiro de atendimento automático do portatour® nunca sugira tal cliente para ambos os colegas na mesma semana.

O processamento da restrição de agendamento de clientes está também disponível através da Pesquisa avançada, seguido da edição em massa. Por exemplo, a restrição de agendamento pode ser aplicada rapidamente por CEP. Além disso, a funcionalidade de exportar e reimportar clientes permite que você defina restrições de agendamento em massa.

Dica: se dois colegas compartilharem a mesma área de atendimento, convém dividi-la em duas metades geográficas, por exemplo, sul/norte ou cidade/bairros. Para cada área de atendimento, os colegas definem restrições de programação opostas. Essa abordagem facilita o planejamento de rotas com otimização de quilometragem, pois assim a cada semana somente clientes de uma metade geográfica compacta são visitados.

Para conferir as restrições de agendamento, a coloração do cliente no mapa pode ser feita de acordo com a restrição. Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito e depois em “Cor: restrição de agendamento”:

restrição de-agendamento-PT

Observe o seguinte:

  • A restrição de agendamento “apenas em semanas pares” não significa automaticamente que o clienteserá agendado a cada 2 semanas. A frequência ainda é determinada pelo intervalo de atendimento. A restrição de agendamento significa apenas que um atendimento ao cliente só pode ser proposto em semanas pares. O menor intervalo de atendimento lógico ao usar essa restrição de agendamento é, portanto, de 14 dias.
  • Ambos os colegas precisam definir a restrições de agendamento para clientes em comum, separadamente, de forma oposta. Não é suficiente que apenas um deles determine uma restrição.
  • Quer filtrar sua lista de clientes por aqueles sem qualquer restrições de agendamento ? Ou por clientes que estão atualmente disponíveis de acordo com a restrição de agendamento? Então use a pesquisa avançada de clientes! Está disponível o novo filtro predefinido “restrição de agendamento”.
  • Quando um cliente é visitado por três colegas, use a restrição de agendamento” só a cada 3 semanas a partir”, onde o primeiro representante seleciona a restrição “da 1ª sem.”, o segundo colega “da 2ª sem.” e o terceiro colega “da 3ª sem.” Escolher. “da 1ª sem.” significa que as semanas de calendário 1, 4, 7, 10, e assim por diante são permitidas. Portanto, “da 2ª sem.” significa semanas de calendário 2, 5, 8, 11, etc. “da 3ª sem.” de forma análoga uma semana depois. O intervalo de atendimento mais curto nesse caso será de 21 dias.
  • Um compromisso criado manualmente para um clientetem a prioridade mais alta e é possível agendá-lo inclusive em semanas com restrições de agendamento. No entanto, com a funcionalidade “Buscar dia adequado” para compromissos, os dias com restrições de agendamento são marcados em cinzento para lembrar que um outro colega possivelmente também irá visitar este cliente durante esta semana.