Estamos vivendo tempos empolgantes. A digitalização está avançando a uma velocidade sem precedentes, a inteligência artificial está tornando nossas vidas mais fáceis e mais difíceis na mesma medida e quase nenhum serviço externo está ativo hoje sem planejamento automatizado de rotas ou planejamento de território.

Os dias dos viajantes de vendas que passavam dias e semanas percorrendo os territórios de vendas com mapa provavelmente acabaram para sempre. Vamos dar uma olhada na história das vendas em campo e, portanto, também nos primórdios históricos do planejamento de rotas, quando coisas como processos digitais ou planejamento automatizado de territórios ainda estavam muito distantes.

Os primórdios da navegação

As raízes da força de vendas atual remontam a muitos séculos no passado. Os comerciantes viajantes já eram conhecidos nos tempos antigos e em várias civilizações. Esses viajantes comerciais históricos se deslocavam de urbana para urbana e ofereciam seus produtos para venda. Eles também divulgavam notícias e culturas entre as regiões pelas quais viajavam. Além de especiarias e medicamentos, eles também comercializavam Informações, animais e, muitas vezes, até pessoas. Longe das rotas comerciais conhecidas, as pessoas costumavam se orientar principalmente por pontos fixos, como a posição do sol ou das estrelas.

O conhecimento das condições astronômicas, associado a uma rota fixa, pode, portanto, ser considerado o berço do planejamento de rotas. Quando a era da revolução industrial surgiu no século 18, muitas coisas mudaram abruptamente. Novos produtos foram inventados e produzidos. No entanto, isso também criou a necessidade de entregar os novos produtos aos clientes em potencial. Portanto, alguns empresários começaram a recrutar funcionários, treiná-los nos novos produtos e enviá-los como representantes para varejistas ou clientes finais. Assim nasceu a força de vendas , que se desenvolveu nos três séculos seguintes e se tornou o que conhecemos hoje.

O berço do planejamento de rotas moderno

O século XX finalmente possibilitou a introdução da tecnologia moderna no mundo do serviço de campo. O telefone, o aparelho de fax e, finalmente, a Internet abriram possibilidades completamente novas de comunicação interna e externa entre empresas e clientes. Isso ampliou muito o alcance da equipe de vendas. Com o progresso da tecnologia de computadores na década de 1960, pesquisa começaram a procurar uma maneira de complementar mapas, imagens de estrelas e experiência com ferramentas modernas. Enquanto os caixeiros-viajantes continuavam a navegar sem GPS e auxílios digitais, foram feitas as primeiras tentativas de planejar territórios de vendas e otimizar viagens usando matemática e os primeiros algoritmos.

O mais conhecido desses primeiros algoritmos foi desenvolvido pelo cientista da computação holandês Edsger W. Dijkstra, que o utilizou já em 1959 para determinar a rota mais curta entre dois pontos determinados em uma rede. Quase 15 anos depois, o Travelling Salesman Problem (TSP) tornou-se um tópico que gira em torno da determinação da rota mais curta possível que visita apenas uma vez uma lista de locais e retorna ao seu ponto de origem no final. Inúmeras versões de soluções possíveis para o TSP acabaram levando ao desenvolvimento de algoritmos especiais nos quais o planejamento de rotas atual em serviço externo se baseia em grande parte.

Atualizado com portatour®

Hoje, a força de vendas moderna se beneficia das conquistas e da experiência de todos os caixeiros-viajantes, pesquisadores, matemáticos e inventores que foram pioneiros em suas áreas e tornaram possível o que hoje consideramos um dado adquirido. O planejamento automatizado de rotas e de territórios tornou-se parte integrante do mundo das vendas em campo. De certa forma, o portatour® junta-se às fileiras dos pioneiros.

Tourenplanung und Gebietsoptimierung aus einer Hand.

A busca contínua por eficiência e otimização, bem como a adaptação às circunstâncias atuais, garantem que o portatour® Route Planner e o portatour® Territory Optimization sejam constantemente aprimorados e que novas funções sejam adicionadas. O que começou há centenas de anos com um mapa e uma bússola é hoje um processo tecnológico altamente desenvolvido. O mundo está em constante evolução e somente aqueles que se mantêm na vanguarda da tecnologia têm a chance de se manter. Experimente o hoje mesmo portatour® Route Planner sem compromisso por 30 dias ou inscreva-se para uma demonstração do para descobrir o portatour® Territory Optimization.

Chega de perder tempo e dinheiro, está na hora de impulsionar seu potencial de vendas!

*Versão completa. Não é necessário cartão de crédito. Rescisão automática.

Share on social media

Copy

Link wurde kopiert

 

Fique por dentro das últimas novidades

Siga-nos no LinkedIn
Entradas RSS