Geomarcação opcional para relatórios de atendimento

Você já deve ter usado seu smartphone inúmeras vezes para fazer fotos. Então, provavelmente já ouviu falar de “geomarcação”: a marcação do local onde a imagem foi capturada. Assim é possível localizar fotos mais rapidamente, ou pontuá-las em um mapa.

A partir da mais recente atualização do portatour®, a geomarcação está disponível para ser usada nos relatórios de atendimento, de maneira que o portatour® pode agora memorizar onde o documento foi criado. Assim, você pode comprovar facilmente a sua visita ao cliente. Além disso, a geomarcação pode ser útil para fins de isenções fiscais e serve também para reduzir falhas, pois você pode identificar se o relatório está atribuído ao cliente correto.

Para usar o recurso, é necessário criar os relatórios sempre imediatamente após a visita, ou seja, enquanto você está nas imediações do cliente visitado.

Ativação da funcionalidade de geomarcação

A geomarcação está desabilitada por padrão. Para usar o recurso, você deve acessar a área Geração de relatórios em Opções e marcar a caixa Geomarcação, optando por “Adicionar opcionalmente”. Assim como na maioria das opções do por padrão, é possível determinar um valor padrão para esta configuração a ser usado em toda a empresa, que pode ser ainda modificado para cada usuário individualmente.

Criação de um relatório de atendimento com geomarcação

Se você optou por “Inclusão automática”, ao criar um novo relatório de atendimento, por exemplo, ao clicar em “Concluir atendimento” em um cliente, o local é automaticamente transmitido e adicionado como geomarcação ao relatório. A transmissão do local para o dispositivo é feita tipicamente em 1 a 10 segundos. Você pode, enquanto isso, começar a preencher os campos do relatório. A geomarcação é mostrada no formulário de relatório conforme abaixo:

Na geomarcação encontram-se as seguintes informações:

  • Distância de seu ponto de localização para o cliente visitando ou compromisso em linha reta: esse valor indica na criação do relatório a distância do endereço de atendimento. O endereço de visita é mostrado diretamente na parte superior da geomarcação.
    Valores de algumas centenas de metros são normais, por exemplo, devido a uma empresa com grande área ocupada, com um estacionamento distante ou imprecisão da geocodificação do endereço do cliente ou da transmissão do ponto de localização.
    Se a distância for visivelmente maior, uma sinalização de alarme pode indicar que você não informou o cliente correto no relatório.
  • Precisão da transmissão de localização: a localização é transmitida pelo seu dispositivo, sendo a precisão variável de acordo com a tecnologia utilizada ou falha de sinal. O dado de distância acima é relativizado de acordo com esse valor de precisão. Se o dado for muito impreciso, você pode pressionar o botão “Atualizar” para iniciar uma nova transmissão da localização.
  • Endereço da sua localização: considere que a rua e número raramente coincidirão exatamente com o endereço de atendimento. Uma pequena distância ou imprecisão pode influenciar o resultado e levar a uma rua perpendicular ou paralela ou a um outro número da rua.

Se você escolheu “Adicionar opcionalmente” nas configurações, a transmissão da geomarcação não é feita automaticamente no ato da criação do relatório. É necessário clicar no botão “Adicionar” para que seja incluída uma geomarcação no relatório.

Somente ao criar um relatório de atendimento é possível atribuir uma geomarcação. Fazer posteriormente a inclusão, alteração ou exclusão de geomarcação no relatório de atendimento não é possível.

Dica: caso após a visita do cliente você não tenha tempo sobrando, aconselhamos ainda assim iniciar a criação imediata do relatório de atendimento e salvá-lo. Essa operação dura apenas alguns segundos e também está disponível no modo offline. Posteriormente, você pode com calma preencher o restante das informações (por exemplo, observações). Esse procedimento garante a precisão do horário de visita e geomarcação nos relatórios e permite que a qualquer momento o roteiro de atendimento seja atualizado, para que o portatour® possa identificar todas as visitas recém-concluídas e você não corra o risco de esquecer de registrá-las em relatório.

Para que seja feita a transmissão do local, é necessário que a função de informação de localização (no iPhone e iPad) esteja ativa. Além disso, é preciso autorizar a identificação de localização para o portatour® no navegador da web. Caso encontre problemas com a transmissão do local, leva no máximo 30 segundos para receber uma mensagem de falha, que é armazenada na geomarcação do relatório de atendimento. Para solucionar o problema no dispositivo, contate o administrador ou suporte técnico.

Exibição de relatório de atendimento com geomarcação

As geomarcações são mostradas em três pontos no portatour®:

  • No portatour® Anywhere: ao abrir um relatório de atendimento para edição, é mostrada a geomarcação – sem opção de edição.
  • No Relatório portatour®: ao definir as geomarcações como “Exibir” nas Opções, em Geração de relatórios, na seção “Relatórios portatour”, as geomarcações são também exibidas no Relatório portatour® para o relatório de atendimento nos últimos 7 dias. Para essa configuração é possível determinar um valor padrão para toda a empresa e um valor individual por usuário também pode ser modificado.
  • Na exportação CSV/Excel do relatório de atendimento: encontra-se a nova coluna contendo as informações de geomarcação acrescentadas.

Outras informações sobre geomarcação

  • As geormacações se aplicam somente aos tipos de relatório “atendimento” e “não atendido”. Todos os outros tipos (início e/ou fim do trabalho, dia de folga ou outros), não é possível adicionar geomarcação.
  • Cada geomarcação deve ser confirmada e armazenada pelo próprio usuário. Por isso, as geomarcações não estão disponíveis em modo de criação automática de relatórios, ou seja, quando a opção em “Geração de relatórios” no relatório de atendimento está marcada como “criar automaticamente”.
  • Em relatórios de atendimento que são iniciados no modo offline, a geomarcação indica apenas a distância e precisão. Uma conexão é necessária para determinar o endereço, que será adicionado posteriormente quando o relatório for carregado no servidor.
  • A utilização de geomarcação no portatour® Anywhere em combinação com sistemas de host (Outlook, Salesforece, Dynamics CRM) ainda não é possível no momento.