A roteirização no modelo de Software como Serviço com provisão na nuvem; ou o modelo de software local com explosão de custos?

Melhores práticas de gestão

Você deseja implementar uma solução de roteirização profissional e se depara com a decisão de adquirir e instalar um software ou usar um Software como Serviço com provisão na nuvem? Caso opte por operar seu próprio software, é fazer várias considerações, investimentos, investir em manutenção e custos que são difíceis de estimar. Uma solução SaaS elimina essas preocupações e com isso custos e aborrecimentos, como veremos no artigo a seguir.

No Software como Serviço, o provedor do software é responsável por todo o desenvolvimento, instalação, configuração, manutenção e e operação. Você usa o serviço em toda o seu escopo, de acordo com suas necessidades, e paga pela utilização. Confira as vantagens da solução SaaS para você:

  • Sem investimento inicial
  • Rápida entrada em operação
  • Transparência de custos mensais e
  • Esforço de gerenciamento de TI reduzido
  • Acesso em ambiente móvel em todos os dispositivos e lugares
  • Solução rápida de problemas e atualizações periódicas
  • Permite o foco na sua atividade final, em vez de na TI

Mesmo com essas vantagens, você acha que fazer a compra única de um software e operá-lo independente sairá mais barato? Então, vejamos os investimentos iniciais e também as despesas correntes que esperam por você.

Investimentos iniciais evitados pela solução SaaS

Ao operar um software localmente, espera-se obter a mesma qualidade que uma solução SaaS como o roteirizador portatour® ofereceria. Para alcançar essa qualidade, são necessários investimentos que o provedor SaaS elimina para você:

  • Hardware de servidor redundante O software está disponível 24 horas, 7 dias da semana, com o servidor operando continuamente. Não há risco de falha de disco interromper as operações. Você precisa de, no mínimo, dois servidores com componentes redundantes (componentes de rede, discos rígidos, etc.). Além disso, o software e o banco de dados são idealmente configurações para operação em redundância.
  • Processadores de alto desempenho
    A otimização de rotas automática exige um uso de cálculo intensivo. Para que seus funcionários não tenham que esperar minutos por resultados, você precisa dispor de processadores caros de alto desempenho que trabalham em paralelo. Quanto mais deles, melhor (e maior o custo). É preciso pagar por essa potência de cálculo, mesmo que seja necessário o cálculo e otimização uma vez por dia.
  • Licenças de software de terceiros
    Não basta comprar o aplicativo de roteirização. Você deve pagar pelo menos também pelo sistema operacional no servidor e pelo sistema de banco de dados.
  • Material cartográfrico
    Sem material cartográfico, não há roteirização. Então você precisa negociar um contrato diretamente com o provedor de mapas de sua escolha, licenciar o material e instalá-lo em seus servidores. Claro que o desconto para uma única empresa não é comparável a um provedor de nuvem que reune o material para milhares de empresas licenciadas.
  • Instalação em seu próprio centro de dados
    Os servidores não podem estar em qualquer lugar – você precisa de um centro de dados seguro com controle de acesso, ar condicionado, fonte de alimentação ininterrupta, geradores a diesel, detecção de fumaça e sistema extintor de fogo.
  • Backup automático
    Se você valoriza seus dados, configure um backup regular. Quanto menor o intervalo de backup, melhor. O backup diário já é o padrão mínimo. Note-se que o backup pode não estar no mesmo centro de dados do servidor de produção e, portanto, você precisa de processos para se comunicar.
  • Conexão à Internet, Firewall, Roteamento
    Seus funcionários desejam acessar o roteirizador de qualquer lugar. É por isso que você precisa conectar seus servidores à Internet – com largura de banda suficiente e idealmente redundante. Você pode precisar de um segundo provedor e roteadores configurados corretamente. Uma vez a conexão feita, o sistema deve ser protegida por firewalls para manter longe os hóspedes indesejados.
  • Seleção, instalação, configuração
    Cada componente do sistema geral deve ser selecionado, instalado, configurado, e documentado. Espaço em rack no centro de dados, fonte de alimentação com capacidade suficiente UPS, ar condicionado, largura de banda de Internet, endereços IP públicos, roteamento interno, processadores, memória RAM, discos rígidos, sistema operacional, banco de dados, servidor web, as permissões de acesso; todos estes parâmetros têm que caber uns com os outros e estar configurados corretamente.
  • Aprovação, financiamento, pedido, cadastramento no inventário
    O investimento chega rapidamente a dezenas de milhares para isso. Com esse valor, você precisa de uma aprovação interna, esclarecer o financiamento, obter ofertas e compará-las. Depois disso: encomende todos os componentes, receba as entregas, verifique-as, se necessário, trocar peças defeituosas ou defeituosas, cadastrar no inventário. Ao final de tudo, deixe que o investimento depreciar no registro de ativos do departamento de contabilidade ao longo de vários anos.

Você se depara com um altíssimo investimento e seus funcionários com o inesperado. Para dar conta de todo o processo, muitas vezes é preciso calcular toda a duração do projeto, desde a decisão inicial até a finalização.

Acha que é possível eliminar alguma coisa? Assim você estará inevitavelmente comprometendo a qualidade.

Um provedor SaaS opera isso como atividade principal, através de pessoal qualificado e experiente. Assim, ele alcança melhores preços e pode planejar e escalar as operações. Com o provedor SaaS, a plataforma significa a operação imediata, proporcionando um acesso em questão de segundos.

Custos de manutenção e operação eliminados pela solução SaaS

Após a primeira instalação, começa a operação contínua. Isso está passível de muitas armadilhas que implicam em custos e despesas que podem sair do controle:

  • Monitoramento com alarme automático
    Cada hardware e cada componente de software deve ser constantemente monitorado e verificado, desde o roteador até o banco de dados. É necessário tanto o monitoramento interno, quanto externo para proporcionar uma disponibilidade aos funcionários móveis 24 horas por dia, 7 dias da semana. Caso algo falhe, você precisa de processos internos para identificar, alertar e solucionar os problemas.
  • Atualizações de segurança para todos os sistemas
    Já ouviu falar em Heartbleed? Não? Então, talvez você tenha um problema de segurança! Vinculado ao funcionamento do servidor estão componentes de software que exigem atualizações regulares para eliminar gaps de segurança. Em muitas atualizações, você tem apenas dias ou algumas horas para implementá-las. Antes de implementar tais atualizações, é preciso testá-las para garantir a compatibilidade. Caso algo dê errado com uma atualização, você deve rapidamente reverter o processo.
  • Atualizações do próprio aplicativo
    Bons provedores de software disponibilizam atualizações com frequência para seus aplicativos, em alguns casos mensalmente ou até com mais frequência. Por um lado, isso visa dirimir falhas, por outro, introduzir novas funcionalidades. Você precisa ter pessoal de TI para implementar essas atualizações nos servidores.
  • Atualizações contínuas de mapas
    A malha viária altera-se constantemente. Novas ligações são construídas, faixas introduzidas, limites de velocidade alterados. Você não gostaria que sua equipe de campo siga uma rota enganosa. Por isso, você deve ter um conteúdo de mapas atual introduzido regularmente nos servidores.
  • Controle periódico de segurança de dados e sistema de segurança
    Seus backups e sistema se segurança (no-breaks, gerador a diesel, sistema anti-incêndio etc.) devem ser periodicamente verificados para que, numa ocorrência, realmente sejam confiáveis.
  • Controle de arquivos de log, busca e solucionamento de erros
    Seu departamento de TI deve verificar arquivos de log e serem capazes de identificar um problema ameaçador antecipadamente. Em caso de falha, localizar a causa nem sempre é fácil: é uma falha de hardware ou de software? Que componente está causando o problema? O fornecedor do componente está (ainda) disponível e oferece suporte?
  • Reposição de hardware defeituoso
    Em caso de falha de um componente do servidor, você deve ser responsável pela reposição. É útil quando você já possui peças e pode reagir com rapidez, sem precisar considerar ainda problemas de compatibilidade. Isso também representa custos.

Quando essas tarefas estão a cargo do provedor SaaS, a manutenção passa a ser sua responsabilidade, sendo o provedor um especialista, capaz de reduzir custos que podem ser altíssimos – por ano!

Uma solução SaaS compensa já a partir do primeiro funcionário, está pronta para ser usada e mantém seu foco na atividade principal dos negócios.

Não perca o foco na sua estratégia ao se envolver com infraestrutura de TI para a otimização de rotas, uma área que exige investir tempo e dinheiro o ano inteiro.

Uma solução SaaS mostra-se ideal já no primeiro momento de avaliação e operação do projeto piloto: o funcionamento é claro desde o primeiro uso, você pode começar a operar com usuários selecionados e implementar a solução em etapa para toda a equipe.

O Custo Total de Propriedade (TCO) é sempre transparente: o custo de licença mensal cobre todas as despesas. Não há custos ocultos e inesperados que não estão claros no início do projeto.

Assim, em vez de perder o controle em um projeto oneroso e sem cronograma definido, comece a operar com uma solução SaaS como o portatour® e concentre seu foco na atividade principal do seu negócio: atender seus clientes.

Chega de perder tempo e dinheiro, está na hora de impulsionar seu potencial de vendas!

*Versão completa. Não é necessário cartão de crédito. Rescisão automática.

Share on social media

Copy

Link wurde kopiert

 

Fique por dentro das últimas novidades

Siga-nos no LinkedIn
Entradas RSS